Pesquisar neste blog

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Educação Básica: Ji-Paraná é um exemplo a ser seguido

Ji-Paraná é referência no Brasil devido aos avanços registrados na rede de educação municipal. A cidade possui o melhor Ideb da Região Norte, com as escolas avaliadas com notas acima da média estabelecida pelo MEC.  A escola municipal Jandinei Cella, por exemplo, atingiu nota 7,5 e, está por duas avaliações consecutivas, entre as 100 melhores do País.  
As melhorias na educação básica levaram a Prefeitura Municipal a receber o Título de Cidade Excelência em Educação. O prêmio foi outorgado, no ano passado, pelo Instituto Ayrton Senna sendo conferido somente a dez municípios Brasileiros.
Os resultados são frutos de investimentos vultosos na reestruturação física das escolas e em material didático e pedagógico, capacitação dos servidores e a implantação de uma metodologia de inclusão familiar na vida estudantil das crianças.
São mais de 30 escolas e todas receberam reformas estruturais, ampliações nos espaços pedagógicos e administrativos, investimento em informatização com aquisição de computadores e até lousas digitais com acesso a internet.
A oferta de alunos para a rede municipal aumentou em mais de 1600 vagas de 2015 a 2017. Hoje já são mais de 7.200 alunos matriculados. Até 2018 a expectativa da Prefeitura Municipal é que outras 2200 vagas sejam ofertadas, pois estão em construção outras dez escolas que atenderão ao Ensino Infantil e Fundamental.
O município já iniciou também um processo gradativo para que as escolas passem a oferecer educação em tempo integral, inserindo no currículo atividades em áreas artísticas, esportivas e recreativas. Hoje já são quatro escolas funcionando na modalidade integral, com os alunos tendo além das aulas curriculares normais, atividades de dança, música, pintura, capoeira, teatro e iniciação esportiva  e conscientização de trânsito.
As escolas rurais também receberam uma reformulação didática pedagógica. Foi implantado o Programa Educampo que visa a implantação de uma metodologia própria à educação do campo, com a inserção da pedagogia da alternância, que intercala um período de convivência na sala de aula com outro no campo com aulas práticas.

Um dos principais objetivos do programa é diminuir a evasão escolar em áreas rurais. As escolas que recebem o Programa Educampo passaram por uma grande reforma e reestruturação física, com a construção de hortas cobertas e com irrigação, área para projetos experimentais, já visando uma nova metodologia de ensino voltada à realidade rural, possibilitando ao aluno do campo aplicar em sua propriedade os conhecimentos adquiridos no ambiente escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem-vindos. Não haverá censura aos comentários, exceto para textos agressivos de leitor anônimo.